quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Cibercultura

Imagem retirada do Google Imagens
A cibercultura surge na década de 70, através das invenção da internet relacionado com as invenções telecomunicativas. Essa relação, possibilita as interações socioculturais entre as pessoas. Essa relação do homem com os ciberespaços vem evoluindo a cada momento, com o desenvolvimento das tecnologia. A necessidade da comunicação transcende a comunicação oral e perpassa pelas redes. Para além disso,  vêm-se questionando a possibilidade de letramento na cibercultura, trabalhando as questões das práticas de leitura e escrita. Pensando que o letramento é a pratica que leva os aspectos politico-social e históricos da leitura e escrita, levando em consideração que hoje em dia todo mundo está conectado, esta seria uma grande possibilidade de trabalho.Entretanto, o letramento utilizando a cibercultura pode fazer com que percamos muitas informações do processo de letramento, como afirma Magda Soares no trecho a seguir, retirado do artigo "Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura":
"No computador, o espaço de escrita é a tela, ou a “janela”; ao contrário do que ocorre quando o espaço da escrita são as páginas do códice, quem escreve ou quem lê a escrita eletrônica tem acesso, em cada momento, apenas ao que é exposto no espaço da tela: o que está escrito antes ou depois fica oculto (embora haja a possibilidade de ver mais de uma tela ao mesmo tempo, exibindo uma janela ao lado de outra, mas sempre em número limitado)."
Mas tendo em vista que o letramento envolve os processos históricos sociais, devemos repensar o contexto atual de letramento que apenas considera a cultura do papel. O interessante é acompanharmos as tecnologias, abusarmos e utilizarmos bastante das tecnologias, afim de otimizarmos mais as práticas de leitura e escrita.

"Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura" 

Um comentário:

  1. A Internet não é uma invenção no sentido convencional da palavra, acho que é mais resultado duma grande quantidade de situações sociais e tecnologias, junto a os movimentos sociais de compartição, proposta massiva de redes e acesso à informação para todos, chegaram os avanços nas telecomunicações, a microeletrônica e a programação aplicada, esse conjunto de dinâmicas ficaram misturadas numa rede convergente, a internet. Já o novo letramento considera o uso do PC e até princípios de programação junto com o uso tradicional de papel, o que representa um desafio nem apenas para os professores, senão para todo o sistema educativo mundial.

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